Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". SE O MANUSCRITO JÁ FOI APRESENTADO EM EVENTO, INFORMAR EM COMENTÁRIOS AO EDITOR, O NOME DO EVENTO E DATA.
  • No ato de submissão no site da Revista, escreva o nome do título do trabalho em caixa alta. E insira os nomes de todos os autores do trabalho.
  • Foram seguidas instruções para garantir uma "avaliação cega segura", ou seja, foram removidas todas as possibilidades de identificação dos autores no artigo de texto completo enviado.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A revista Brazilian Journal of Policy and Development (BRJPD)  aceita artigos originais, e artigos já apresentados em eventos, desde que essa informação seja disponibilizada pelos autores para o editor, ou desde que sejam artigos convidados pelo editor.

Aceita-se o envio dos seguintes tipos de trabalhos:

Seções de trabalhos científicos:

  • Seção com dossiê temático – quando houver definição do editor e conselho editorial;
  • Seção com artigos livres – fluxo contínuo;
  • Seção de ensaios – São considerados ensaios os artigos de revisão de literatura (resultados parciais de teses, dissertações, ou TCCs) ; os ensaios teóricos – artigos teóricos que trazem algum avanço na teoria/ou metodológico em determinada área – fluxo contínuo;
  • Seção de iniciação científica – Compreende trabalhos fruto de TCCs de graduação e/ou de trabalhos de iniciação científica – fluxo contínuo
  • Seção de resumos expandidos – compreende resumos expandidos que já foram apresentados em algum evento – fluxo contínuo;

Seções de trabalhos não-científicos trazendo avanços ao conhecimento são:

  • Seção de entrevista – fluxo contínuo;
  • Seção com relato de experiência – compreende por exemplo, relatos de casos práticos de políticas públicas – fluxo contínuo;
  • Resenhas – resenha de livros internacionais pertinentes a área de estudo – fluxo contínuo;.

 

 

ÁREAS DO CONHECIMENTO: áreas das Humanas (Antropologia, Arqueologia, Ciência Política e Relações Internacionais, Ciências da Religião e Teologia, Educação, Filosofia, Geografia, História, Psicologia, Sociologia, Artes, Linguística e Literatura), Ciências Sociais Aplicadas (Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis,  Turismo, Arquitetura, Urbanismo e Design, Comunicação e informação, Direito, Economia, Planejamento Urbano e  Regional, Demografia, Serviço Social).

Instruções para os autores

A revista não exige normas de formatação estritas (como número de páginas, palavras, e estilo único de formatação de referências bibliográficas e citações – todos os estilos são aceitos desde que estejam corretos).

Os autores devem utilizar 2 templates para o envio do artigo (submissão): 1 templates para o documento suplementar (metadados) (TEMPLATE 1 - DOCUMENTO SUPLEMENTAR) e para o artigo completo (TEMPLATE 2 – ARTIGO).

Autoria: máximo de 8 autores por artigo.

Idiomas permitidos: Português, Inglês e Espanhol.

 

REQUISITOS:

 

  • Todos os artigos devem conter os elementos essenciais necessários para avaliar um manuscrito (Resumo, Palavras-chave, Introdução, Revisão de literatura/ Referencial teórico, Procedimentos metodológicos, Resultados, Conclusões. As Figuras, quadros e Tabelas devem conter legendas). (Deve ser enviado utilizando o template apropriado https://drive.google.com/open?id=1_94rfE02gH2Ycn5pgH_hX_6VU4rDm2l0)

 

*** O resumo e as palavras-chave devem estar nas 3 línguas de publicação (português, espanhol e inglês). 

 

  • As referências e citações podem estar em qualquer estilo ou formato, desde que o estilo seja consistente. Por exemplo: Seja qual estilo de referências for, os seguintes elementos devem estar presentes:

 

Nome (s) do (s) autor (es), título da revista / título do livro, título do artigo (quando necessário), ano de publicação, volume e edição / capítulo do livro e a paginação devem estar presentes. O uso do DOI é altamente incentivado.

 

Exemplos de estilos de referencia aceitos: ABNT, APA, Vancouver, Chicago, MLA, e qualquer outro, desde que todas as informações necessárias para identificação da obra citada estejam informadas.

 

  • Quando um artigo atinge o estágio de prova (após o aceite para publicação, os autores serão solicitados a entregar quaisquer itens que ainda sejam necessários para publicação, por exemplo, arquivos de origem editáveis.

 

COMO SUBMETER NO SITE DA REVISTA?

 

No ato de submissão no site da Revista, escreva o nome do título do trabalho em caixa alta.

 

E insira os nomes de todos os autores do trabalho.

NÃO SERÁ ACEITA A INCLUSÃO DE NOMES DE AUTORES APÓS A SUBMISSÃO.

Assegure uma avaliação cega segura:

 

Em documentos do Microsoft Office , a identificação do autor deve igualmente ser removidos das propriedades do arquivo (ver no menu Arquivo no Word), clicando sobre o seguinte, começando com Arquivo no menu principal do aplicativo da Microsoft: Arquivo> Salvar como > Ferramentas (ou Opções no Mac ) > Segurança> Remover informações pessoais das propriedades do arquivo ao salvar > Salvar.

 

COMO SUBMETER NA PLATAFORMA OJS?

Veja este TUTORIAL https://drive.google.com/open?id=1HRKplJqc7HfNq7QUxvJMjoieOuDYFQo9

 

FAQ

1) Quem pode publicar na Revista BRJPD? E quantas pessoas podem assinar o mesmo texto? Podem publicar graduandos, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores. Cada texto pode ser publicado por até 8 autores.

2) Preciso pagar algum valor para submeter meu artigo? Não

3) Em quanto tempo recebo uma resposta quanto a avaliação? A meta é de 40 dias, sendo 7 dias para a primeira avaliação (desk review).

4) Preciso pagar algum taxa para publicar meu artigo? Não.

5) Quais as vantagens de publicar um artigo já apresentado em congresso?

A publicação na revista BRJPD contribuirá para aumentar o impacto do seu artigo (será mais fácil de ser encontrado, lido e citado por outros pesquisadores e estudantes). Isto porque a revista tem convenio com a CROSSREF para a atribuição de um número DOI. Assim, você dá mais visibilidade ao seu trabalho, não ficando restrito a publicação em anais de congressos que não são permanentes e não são indexados nas principais bases de dados (o que dificulta seu trabalho ser encontrado na internet, quando outros pesquisadores estiverem fazendo buscas).

7) O que é numero DOI? O DOI (Digital Object Identifier) é um código alfanumérico único que identifica qualquer item digital para que ele não se perca na web, tornando o seu arquivo permanente na internet. O DOI facilita a busca de sua publicação ou do resumo de sua publicação completa.

8) Quais os benefícios de se publicar na BRJPD? A Revista BRJPD já nasce internacionalizada com Comitê Editorial Internacional, que aceita artigos em inglês e espanhol. Possui convênio com a CROSSREF para atribuição de numero DOI, trazendo mais visibilidade para os artigos publicados.

9) Aceita artigos de quais áreas?

ÁREAS DO CONHECIMENTO: áreas das Humanas (Antropologia, Arqueologia, Ciência Política e Relações Internacionais, Ciências da Religião e Teologia, Educação, Filosofia, Geografia, História, Psicologia, Sociologia, Artes, Linguística e Literatura), Ciências Sociais Aplicadas (Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis,  Turismo, Arquitetura, Urbanismo e Design, Comunicação e informação, Direito, Economia, Planejamento Urbano e  Regional, Demografia, Serviço Social).

10) Tem QUALIS capes? Como a revista nasceu no ano de 2019, ainda não possui QUALIS capes, pois o período mínimo para receber uma avaliação é de 2 anos.

11) Como posso entrar em contato? Pelo e-mail brazilianjpd@gmail.com

12) Não consigo enviar meu artigo pela plataforma. O que fazer? Veja o tutorial com todos os passos para fazer a submissão ou entre em contato com: brazilianjpd@gmail.com

 

 

Artigos

Política padrão de seção

Resumos expandidos

Seção de resumos expandidos – compreende resumos expandidos que já foram apresentados em algum evento – fluxo contínuo;

Iniciação científica

Seção de iniciação científica – Compreende trabalhos fruto de TCCs de graduação e/ou de trabalhos de iniciação científica – fluxo contínuo;

Ensaios

Seção de ensaios – São considerados ensaios os artigos de revisão de literatura (resultados parciais de teses, dissertações, ou TCCs) ; os ensaios teóricos – artigos teóricos que trazem algum avanço na teoria/ou metodológico em determinada área – fluxo contínuo;

Dossiê Temático

Seção com dossiê temático – quando houver definição do editor e conselho editorial;

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.