Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". SE O MANUSCRITO JÁ FOI APRESENTADO EM EVENTO, INFORMAR EM COMENTÁRIOS AO EDITOR, O NOME DO EVENTO E DATA.
  • No ato de submissão no site da Revista, escreva o nome do título do trabalho em caixa alta. E insira os nomes de todos os autores do trabalho.
  • Foram seguidas instruções para garantir uma "avaliação cega segura", ou seja, foram removidas todas as possibilidades de identificação dos autores no artigo de texto completo enviado.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A revista Brazilian Journal of Policy and Development (BRJPD)  aceita artigos originais, e artigos já apresentados em eventos, desde que essa informação seja disponibilizada pelos autores para o editor, ou desde que sejam artigos convidados pelo editor.

Aceita-se o envio dos seguintes tipos de trabalhos:

Seções de trabalhos científicos:

  • Seção com dossiê temático – quando houver definição do editor e conselho editorial;
  • Seção com artigos livres – fluxo contínuo;
  • Seção de ensaios – São considerados ensaios os artigos de revisão de literatura (resultados parciais de teses, dissertações, ou TCCs) ; os ensaios teóricos – artigos teóricos que trazem algum avanço na teoria/ou metodológico em determinada área – fluxo contínuo;
  • Seção de iniciação científica – Compreende trabalhos fruto de TCCs de graduação e/ou de trabalhos de iniciação científica – fluxo contínuo
  • Seção de resumos expandidos – compreende resumos expandidos que já foram apresentados em algum evento – fluxo contínuo;

Seções de trabalhos não-científicos trazendo avanços ao conhecimento são:

  • Seção de entrevista – fluxo contínuo;
  • Seção com relato de experiência – compreende por exemplo, relatos de casos práticos de políticas públicas – fluxo contínuo;
  • Resenhas – resenha de livros internacionais pertinentes a área de estudo – fluxo contínuo;.

 

 

ÁREAS DO CONHECIMENTO: áreas das Humanas (Antropologia, Arqueologia, Ciência Política e Relações Internacionais, Ciências da Religião e Teologia, Educação, Filosofia, Geografia, História, Psicologia, Sociologia, Artes, Linguística e Literatura), Ciências Sociais Aplicadas (Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis,  Turismo, Arquitetura, Urbanismo e Design, Comunicação e informação, Direito, Economia, Planejamento Urbano e  Regional, Demografia, Serviço Social).

Instruções para os autores

A revista não exige normas de formatação estritas (como número de páginas, palavras, e estilo único de formatação de referências bibliográficas e citações – todos os estilos são aceitos desde que estejam corretos).

Os autores devem utilizar 2 templates para o envio do artigo (submissão): 1 templates para o documento suplementar (metadados) (TEMPLATE 1 - DOCUMENTO SUPLEMENTAR) e para o artigo completo (TEMPLATE 2 – ARTIGO).

Autoria: máximo de 8 autores por artigo.

Idiomas permitidos: Português, Inglês e Espanhol.

 

REQUISITOS:

 

  • Todos os artigos devem conter os elementos essenciais necessários para avaliar um manuscrito (Resumo, Palavras-chave, Introdução, Revisão de literatura/ Referencial teórico, Procedimentos metodológicos, Resultados, Conclusões. As Figuras, quadros e Tabelas devem conter legendas). (Deve ser enviado utilizando o template apropriado https://drive.google.com/open?id=1_94rfE02gH2Ycn5pgH_hX_6VU4rDm2l0)

 

*** O resumo e as palavras-chave devem estar nas 3 línguas de publicação (português, espanhol e inglês). 

 

  • As referências e citações podem estar em qualquer estilo ou formato, desde que o estilo seja consistente. Por exemplo: Seja qual estilo de referências for, os seguintes elementos devem estar presentes:

 

Nome (s) do (s) autor (es), título da revista / título do livro, título do artigo (quando necessário), ano de publicação, volume e edição / capítulo do livro e a paginação devem estar presentes. O uso do DOI é altamente incentivado.

 

Exemplos de estilos de referencia aceitos: ABNT, APA, Vancouver, Chicago, MLA, e qualquer outro, desde que todas as informações necessárias para identificação da obra citada estejam informadas.

 

  • Quando um artigo atinge o estágio de prova (após o aceite para publicação, os autores serão solicitados a entregar quaisquer itens que ainda sejam necessários para publicação, por exemplo, arquivos de origem editáveis.

 

COMO SUBMETER NO SITE DA REVISTA?

 

No ato de submissão no site da Revista, escreva o nome do título do trabalho em caixa alta.

 

E insira os nomes de todos os autores do trabalho.

NÃO SERÁ ACEITA A INCLUSÃO DE NOMES DE AUTORES APÓS A SUBMISSÃO.

Assegure uma avaliação cega segura:

 

Em documentos do Microsoft Office , a identificação do autor deve igualmente ser removidos das propriedades do arquivo (ver no menu Arquivo no Word), clicando sobre o seguinte, começando com Arquivo no menu principal do aplicativo da Microsoft: Arquivo> Salvar como > Ferramentas (ou Opções no Mac ) > Segurança> Remover informações pessoais das propriedades do arquivo ao salvar > Salvar.

 

COMO SUBMETER NA PLATAFORMA OJS?

Veja este TUTORIAL https://drive.google.com/open?id=1HRKplJqc7HfNq7QUxvJMjoieOuDYFQo9

 

FAQ

1) Quem pode publicar na Revista BRJPD? E quantas pessoas podem assinar o mesmo texto? Podem publicar graduandos, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores. Cada texto pode ser publicado por até 8 autores.

2) Preciso pagar algum valor para submeter meu artigo? Não

3) Em quanto tempo recebo uma resposta quanto a avaliação? A meta é de 40 dias, sendo 7 dias para a primeira avaliação (desk review).

4) Preciso pagar algum taxa para publicar meu artigo? Em comemoração ao primeiro ano da revista não será cobrada nenhuma taxa de artigos que forem submetidos até agosto de 2020.

5) Quais as vantagens de publicar um artigo já apresentado em congresso?

6) A publicação na revista BRJPD contribuirá para aumentar o impacto do seu artigo (será mais fácil de ser encontrado, lido e citado por outros pesquisadores e estudantes). Isto porque a revista tem convenio com a CROSSREF para a atribuição de um número DOI. Assim, você dá mais visibilidade ao seu trabalho, não ficando restrito a publicação em anais de congressos que não são permanentes e não são indexados nas principais bases de dados (o que dificulta seu trabalho ser encontrado na internet, quando outros pesquisadores estiverem fazendo buscas).

7) O que é numero DOI? O DOI (Digital Object Identifier) é um código alfanumérico único que identifica qualquer item digital para que ele não se perca na web, tornando o seu arquivo permanente na internet. O DOI facilita a busca de sua publicação ou do resumo de sua publicação completa.

8) Quais os benefícios de se publicar na BRJPD? A Revista BRJPD já nasce internacionalizada com Comitê Editorial Internacional, que aceita artigos em inglês e espanhol. Possui convênio com a CROSSREF para atribuição de numero DOI, trazendo mais visibilidade para os artigos publicados.

9) Aceita artigos de quais áreas?

ÁREAS DO CONHECIMENTO: áreas das Humanas (Antropologia, Arqueologia, Ciência Política e Relações Internacionais, Ciências da Religião e Teologia, Educação, Filosofia, Geografia, História, Psicologia, Sociologia, Artes, Linguística e Literatura), Ciências Sociais Aplicadas (Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis,  Turismo, Arquitetura, Urbanismo e Design, Comunicação e informação, Direito, Economia, Planejamento Urbano e  Regional, Demografia, Serviço Social).

10) Tem QUALIS capes? Como a revista nasceu no ano de 2019, ainda não possui QUALIS capes, pois o período mínimo para receber uma avaliação é de 2 anos.

11) Como posso entrar em contato? Pelo e-mail brazilianjpd@gmail.com

12) Não consigo enviar meu artigo pela plataforma. O que fazer? Veja o tutorial com todos os passos para fazer a submissão ou entre em contato com: brazilianjpd@gmail.com

 

 

Artigos

Política padrão de seção

Resumos expandidos

Seção de resumos expandidos – compreende resumos expandidos que já foram apresentados em algum evento – fluxo contínuo;

Iniciação científica

Seção de iniciação científica – Compreende trabalhos fruto de TCCs de graduação e/ou de trabalhos de iniciação científica – fluxo contínuo;

Ensaios

Seção de ensaios – São considerados ensaios os artigos de revisão de literatura (resultados parciais de teses, dissertações, ou TCCs) ; os ensaios teóricos – artigos teóricos que trazem algum avanço na teoria/ou metodológico em determinada área – fluxo contínuo;

Dossiê Temático

Seção com dossiê temático – quando houver definição do editor e conselho editorial;

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.