MOSAICOS, REFLEXOS E TRANSITIVIDADES DA HISTÓRIA DA PEDAGOGIA E DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL

  • Caio Corrêa Derossi Universidade Federal de Viçosa
  • Thaís Carneiro Carvalho Universidade Federal de Viçosa
  • Karen Laíssa Marcílio Ferreira Universidade Federal de Viçosa
  • Karla Helena Ladeira Fonseca Universidade Federal de Viçosa
  • Ana Paula Machado Gomes Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: História da educação, História da formação de professores, História do curso de Pedagogia.

Resumo

O presente ensaio teórico de abordagem qualitativa e naturezas bibliográfica e documental, propõe a partir de uma análise histórica em longa duração, do fim do período imperial, nos ritos do século XIX até a primeira década do século XXI, compreender os processos sociais, políticos, econômicos e históricos que permearam a constituição do campo da formação de professores, com especial atenção para a Pedagogia. Nesse sentido, a partir dos estudos da literatura especializada e de documentos legais que versavam sobre o histórico da formação de professores, sobre o curso de Pedagogia e os parâmetros formativos, discutiu-se os percursos históricos do desenvolvimento profissional do pedagogo, considerando as interfaces entre os desafios e os limites de suas formações, frente aos contextos profissionais específicos da sua atuação. Ao fim, aponta-se para a necessidade de se repensar o curso de Pedagogia, observando o compromisso social da profissão e a primazia da formação humana perante a outros interesses.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Carneiro Carvalho, Universidade Federal de Viçosa
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa. Foi bolsista do Programa de Iniciação a Docência PIBID/ Pedagogia. Foi voluntária no Programa de Iniciação Científica, onde desenvolveu pesquisas na área da Educação com ênfase em História da Educação Brasileira, Movimento Estudantil e Ditadura Militar. Integrante do GECCE - Grupo de Estudos dos Clássicos Contemporâneos em Educação e do Grupo de Pesquisa Educação, conhecimento e processos educativos. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Viçosa.
Karen Laíssa Marcílio Ferreira, Universidade Federal de Viçosa
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Capixaba da Serra(2016). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Educação
Karla Helena Ladeira Fonseca, Universidade Federal de Viçosa
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2019). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa e membro do GATE - Grupo de Atenção às Tecnologias na Educação.
Ana Paula Machado Gomes, Universidade Federal de Viçosa
Possui graduação em Educação Infantil pela Universidade Federal de Viçosa (2016). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa. Atualmente faz especialização em neuropsicopedagogia pela Faculdade Governador Ozanam Coelho. Hoje é professora de educação infantil do Centro Educacional Gente Inocente. Habilitada em nível superior para a docência na Educação Infantil atuando no processo de desenvolvimento e aprendizagem, cuidando e educando de forma indissociável da criança de 0 a 5 anos; atuar no ensino da educação infantil, em creches e pré-escolas; promover e avaliar o desenvolvimento e a aprendizagem da criança; atuar no desenvolvimento das atividades de articulação da escola com a família e comunidade; atuar na gestão de instituições de educação; participar da elaboração da proposta pedagógica de instituições de educação infantil; participar da supervisão e orientação de instituições de educação infantil; desenvolver investigações sobre a realidade da educação infantil; elaborar, coordenar e avaliar programas e projetos voltados para a criança.
Publicado
28-09-2020
Como Citar
CORRÊA DEROSSI, C.; CARNEIRO CARVALHO, T.; MARCÍLIO FERREIRA, K. L.; LADEIRA FONSECA, K. H.; MACHADO GOMES, A. P. MOSAICOS, REFLEXOS E TRANSITIVIDADES DA HISTÓRIA DA PEDAGOGIA E DA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL. Brazilian Journal of Policy and Development - ISSN: 2675-102X, v. 2, n. 3, p. 1-34, 28 set. 2020.